domingo, 13 de março de 2011

10Km do dia do Pai

Olás,

Uma semana depois da maratona de Barcelona, decidi-me a tentar bater o meu record dos 10Km na corrida do dia do Pai. Tinha a vantagem de ser uma prova quase plana, o tempo estava bom e eu sentia-me bem. O meu melhor tempo era de 40:59 obtidos na corrida dos Reis em Gaia por isso não ia ser tarefa fácil.
Escusado será dizer que os meus últimos treinos foram para a maratona logo não eram muito apropriados para os 10Km.

Mesmo assim arranquei forte. O pessoal era muito e os primeiros 350m foram muito lentos. Mesmo assim recuperei e, ao fim do Km 1 estava com 4:05. Segundo, terceiro e quarto Kms rodei a 3:52 mas depois dei grande estouro! Redefini logo o meu objectivo para um Personal Best nos 5km e esquecer os restantes 5. Mesmo assim do quarto para o quinto Km o ritmo caíu bastante e só consegui fazer os 5Km em 20:03. Mesmo assim é record pessoal!

De facto, embora me sentisse bem no início da prova, o cansaço instalou-se rapidamente. A maratona deixou MESMO as suas marcas (como aliás era de esperar) e a partir do 5ºKm fui um bom bocado a passo. Depois apanhei boleia dum CVP que ia fazer um treino e acabei com uns respeitáveis 48:41. Os meus 10Km mais lentos de sempre! Na minha primeira corrida de sempre, a do dia do Pai de 2008, tinha feito 46:20.

Já "sabia" que é preciso tempo para recuperar duma maratona mas, senti-lo na pele, é sempre dieferente. Agora SEI mesmo!

Abraços,
Paulo Neves

2 comentários:

Flechinhas disse...

Olá Paulo
Obrigado pela visita e parabéns, também pelo seu Blog, que vou adicionar à nossa lista de preferências.
Vamos falando....
Abraço
Duarte

Flechinhas disse...

Pois Paulo, infelizmente acabamos todos por cair no mesmo erro. Sabemos que o descanso é parte intregal do treino, mas....
Eu ainda estou a pagar a Maratona de Atenas do final do ano passado, mais a Meia da Manuela Machado com um dos meus melhores treinos. Contudo fica para cntar aos netos da nossa tenacidade....
Abraço
Duarte Silva