quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sem tempo para nada...

Olás!

Então aqui vai o resumo das últimas actividades!

Open de Natação de Inverno na Mealhada. A participação foi um sucesso. Mais uma vez desafio todos os CVP para este tipo de eventos! Foi imensamente divertido e são eventos perfeitamente acessíveis a todos. Desde ao nadador recordista nacional que faz 25 anos em 2010 até ao veterano com 85 anos que, por acaso, também foi recordista nacional no seu escalão!

Basicamente melhorei todos os meus recordes excepto nos 100m livres mas não foi nada de muito significativo. Nadei outros estilos que nunca tinha cronometrado e defini tempos para 50m bruços, 50m costas e 50m mariposa! Foi a primeira vez que nadei 50m mariposa seguidos! Uma verdadeira emoção!

Duatlo das Lezírias. Prometo que, logo que tenha um tempinho, junto aqui as fotos que tenho.
Para quem só tem treinado natação, começar a época com um duatlo é um despropósito.
No entanto, tendo em conta que não andava de bicicleta há meses, até correu muito bem.
A prova não é bem um sprint! São 6K, 28K e 3K em vez dos 5,20,2.5.

Fiz 1:37 quando o melhor fez 1:19, mais coisa menos coisa. Isto dá uma percentagem de qualidade de 24% o que em duatlo não é grande coisa. Já fiz 20% em Matosinhos e 22% em Cantanhede.

Em termos de triatlo nunca consegui melhor que 27% quando o normal é andar acima dos 30%

O ciclismo era bastante fácil mas também algo desinteressante. Fizemos duas voltas a um rectângulo enorme com 14Km de perímetro, sempre em terra, com um ou outro buraquito enlameado só para nos sujarmos todos.
A prova faz-se toda em recta, sempre em plano e o único perigo é de facto andar em grupo e, num percurso deste género, vai-se SEMPRE em grupo. Mais parecia uma prova de estrada. Era um stress quando aparecia uma curva ou piso enlameado ou mesmo alguém de frente no acesso ao rectângulo!
Andei sempre forte. Na primeira volta quase sempre a puxar, na segunda quase sempre a reboque. No acesso ao PT na transição do ciclismo para o 3º segmento abrando sempre para não me meter em confusões de modo que quase todo o grupo chegou à minha frente. Mas isso não é de facto importante. É só para explicar que com menos 4 ou 5 segundos tinha ficado 30 ou 40 lugares mais à frente (isto no final do ciclismo).

O primeiro segmento era um bocado longo mas tb era plano. Impus um ritmo bastante rápido e ao fim de 5Km tive de abrandar. Também tive dificuldades na partida. Era MESMO MUITA gente num percurso bastante estreito. Era complicado utlrapassar nos primeiros 500m. Depois o piso também estava bastante escorregadio nesses primeiros (e últimos) 500m. O percurso era linear de ida e volta.
O 3º e último segmento foi no mesmo sítio do primeiro só que o retorno era mais cedo.

Como sempre o 3º segmento foi o pior. Sem treino específico de transição da bicicleta para a corrida é-me difícil fazer melhor.
E também já estava sem forças.

Mesmo assim, como estavam muitos estreantes acabei por ficar relativamente bem classificado. Vigésimo em 73 Vet1 é do melhor que tenho conseguido. Mesmo em termos absolutos 214 em quase 600 é bom!

A companhia foi excelente, (obrigado Melo, Henrique, Paulo Rocha), o ambiente e o tempo ajudaram bastante. Foi um bom começo de época!

Então e não há ninguém interessado no Duatlo de Arronches? Dizem que é muito bonito!

Abraços,

Paulo Neves

2 comentários:

João Correia disse...

Viva, Paulo.

Deu-me especialmente vontade de rir a descrição que fizeste do percurso de ciclismo. De facto, também achei a prova pouco interessante, quando a fiz no ano passado. E pelo que soube, este ano ainda teve a agravante de haver um retorno no percuros de bicicleta, o que, a avaliar pela descrição, poderia ter sido bem perigoso.Também gostava de experimentar a competição em Natação Pura ou águas abertas e reparo que o fazes aqui e ali. Fico à espera da publicação das fotos. Grande abraço.

Mark V disse...

Olá Paulo,

Grande prova nas Lezírias!
Parabéns pela performance no ciclismo. Tenho tentado umas incursões nas duas rodas (depois de anos sem andar de bicicleta a sério)e ja percebi que andar a 30Km/h não é para qualquer um...

Parabéns também ao Henrique e restantes elementos do CVP.

Abraço