domingo, 6 de março de 2011

Maratona de Barcelona!

Agora nunca tenho oportunidade de vir aqui escrever umas palavras. Mas agora que estou de férias em Barcelona não quis deixar de vir aqui relatar a minha experiência.
O percurso é absolutamente fantástico, também nesta cidade não podia deixar de o ser, o tempo esteve fabuloso e o público indescritível. É certo que não tenho grandes termos de comparação, só corri maratonas no Porto 2008, Amesterdão 2010 e agora Barcelona. Mas esta é de facto maior que a de Amesterdão e o cenário é único. Estavam quase 16000 inscritos e terminaram a prova, no tempo limite de 6h, cerca de 12500.
Fiquei na posição 3430! Os resultados ainda são provisórios mas não deverá andar longe disto. O objectivo era o mesmo da Maratona de Amesterdão, ou seja, tentar cumprir o percurso em 3h:30. Por 30 segundos não consegui! Aliás vou ignorar esses 30 segundos e afirmar a plenos pulmões OBJECTIVO CUMPRIDO!
A "táctica" era idêntica à de Amesterdão: arrancar a 5:00/km e manter o ritmo até ao fim. Nada mais simples. Em Amesterdão consegui manter os meus propósitos até ao Km36, depois foi um descalabro. Nos últimos 6Km atrasei-me 10 minutos! Aqui em Barcelona acabei por rolar mais rápido até aos 21Km. Andei sempre nos 4:50/Km mas depois fui abrandando. Ao Km33 já estava cheio de dores nos gémeos e a achar que aquilo já chegava Fui encorajado por um catalão que já tinha corrido aquela maratona 4 vezes e ia fazê-la em 3:30. Ainda fui um bocado ao lado dele, mas ele ia a rolar a 5:10/Km portanto aquilo não dava para mim. Do Km 33 ao 36 andei sempre um bocado acima dos 5:00/Km e o meu medo ia crescendo. O km 36 era assustador. O 37 foi pior. Fiz 5:39 nesse Km mas depois comecei a pensar que o que sentia era bastante diferente do que tinha sentido em Amesterdão. Em Amesterdão nem sequer tinha muitas dores só que efectivamente as pernas não davam mais. Aqui era diferente, doía-me tudo mas do ponto de vista cardio-respiratório estava impecável e a verdade é que forçando o ritmo conseguia correr abaixo de 5:00/Km e depois havia o incansável público a chamar por nós: "Ânimo Paulo!". Em algumas zonas do percurso o público era tanto que a passagem afunilava de tal ordem que formava um autêntico corredor. Pareciam os corredores que se formavam na escola para dar "cêpas" no pessoal que passava! E assim fui forçando! Km38 em 5:00/Km e daí em diante foi sempre a abrir até à meta. Fiz o último Km a 4:47! E acabei em melhor estado do que em Amesterdão. Custa-me um bocado dizer isto porque de facto estou a escrever isto do quarto do Hotel e sei que hoje não me levanto mais daqui nem sequer para jantar! Apesar das massagens, dos alongamentos, das pernas ao alto... estou um trapo mas mesmo assim em Amesterdão estava pior!
A Anette foi a grande estreante do CVP na Maratona! Fez 4h:54 mas ia em bom ritmo para qualquer coisa entre 4:15 e 4:30 quando por volta do Km24 começou a ter dores no joelho esquerdo e a sentir muita instabilidade o que a obrigou a abrandar fortemente até ao fim.
Estamos CANSADOS mas FELIZES e agora após umas boas horas de sono vamos gozar os 3 diazinhos de férias que nos restam nesta magnífica cidade!

Grande abraço,

Paulo Neves

3 comentários:

Vasco disse...

Engraçado que quando publiquei a minha nota não estava no blog a tua rportagem. Tinha ido ver as classificações na net. Hoje já pude ver o video.Fantástica prova.

Outwit the devil rushed! disse...

Muitos parabéns Paulo e Anette...

Abraços,

Rui Pena

Henrique disse...

boa Paulo, objectivo cumprido.
agora na próxima tens de baixar!!

Parabéns à Anette, que mesmo com esse contratempo fez um tempo muito bom.

Paulo, os SLOT para o Longo de Lisboa estão a acabar. Inscreve-te o mais rápido possivel. abraço.
Henrique