Olás a todos!
Como é possível? ParteII
Antes de mais, e ainda no âmbito da mensagem do Melo (três mensagens abaixo), venho dar-vos mais más notícias! Eu já tinha a ideia que a nossa magnífica prestação nos treinos de São Jacinto deixava muito a desejar às nossas pretensões de pedalar a sério. O Melo veio reafirmar isso mesmo, dizendo, e muito bem, que devíamos andar era de triciclo. Mas quando peguei na máquina de calcular então desanimei por completo. Já estou a pensar vender a bicla de estrada e adpatar umas rodinhas à minha BTT.
Vamos lá analisar a nossa performance. As nossas capacidades pedalísticas prendem-se essencialmente com a nossa potência. A potência, por sua vez, é função directa da cadência da pedalada e da força aplicada aos pedais. Se já andaram naquelas bicicletas estáticas dos ginásios já viram concerteza que a potência, quando se está a pedalar forte, anda pelos 100Watt. Fico sempre a pensar que é uma grande trabalheira para manter uma lâmpada de 100Watt acesa...
Ora numa bicicleta em movimento o atrito é proporcional ao cubo da velocidade! O que é que nós temos de vencer para passar dos nossos míseros 30km/h para os 40km/ dos ciclistas a sério? Azar, é mesmo o incremento do atrito! Ora 40/30=1,33. 1,33 ao cubo são 2,35. Ou seja, para aumentarmos de 30Km/h para 40Km/h temos de desenvolver uma potência 2,35 vezes maior!!!
Se a gente até chega facilmente aos 100Watt imaginem o que é ter de passar para os 235Watt para acompanharmos os nossos amigos ciclistas. Diz-se que o Lance Armstrong chega facilmente aos 500Watt... ou aos 600, para o caso não interessa...
10Km de Avintes!
Parabéns ao CVP! Tivemos direito a taça e tudo!
Quanto a mim fiz um disparate duma prova. Queria fazer em 45 minutos mas como não havia marca dos quilómetros comecei rápido demais. Depois quando cheguei ao fornecimento de água e soube que era a meio, vi que ia com 21 minutos e decidi manter o ritmo para tentar acabar com 42. Assim fiz. Tempo de cronómetro 41:58. Se a distânca efectiva da prova não andar muito longe dos 10km é um novo record pessoal. Mas a ideia desta prova era fazer um treino e apostar na corrida do dia do Pai!. Vamos ver se até lá recupero dos estragos. Ainda por cima estava a recuperar dum jogo de futebol de sexta-feira passada (outra estória rocambolesca!) ... No dia do Pai quero tentar os 41:00.
Fato isotérmico para natação!
A minha namorada, a Anette, quer experimentar fazer um triatlo. Está a pensar fazer o Super sprint da Quarteira, só que não tem fato para a natação e para já não quer comprar um novo. Alguém tem um fato isotérmico qualquer que queira emprestar, vender barato ...?
Abraço a todos,
Paulo Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário