segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Meia Maratona de Viana

Olás,
Desta vez organizei-me melhor e fiz uma pulseira com os tempos de passagem a cada Km para o objectivo definido que era fazer 1:40:00. Isto dava cerca de 4:44/Km.
A chegada a Viana, com o vento forte e frio, não foi muito auspiciosa. No entanto, depois de vestir duas camisolas, e com o entusiasmo dos colegas do CVP, lá me decidi a correr nem que chovesse.

Fiz os primeiros metros na companhia de corredores mais rápidos e não consegui ver a placa do primeiro nem do segundo quilómetro. Só quando finalmente vi a placa do quilómetro 3 é que verifiquei que ia muito rápido. Tinha roubado 1 minuto ao tempo previsto para o Km 3! Então decidi abrandar de imediato de modo a fazer os tais 4:44/Km. Isto implicaria manter a vantagem de um minuto que tinha conseguido. A cada Km fui verificando que mantinha o avanço de um minuto. Umas vezes fazia menos 10 segundos que o previsto, outras vezes repunha os 10 segundos mas, apenas o vento e as inclinações, eram responsáveis pelas variações.
Por vezes a tentação de acompanhar alguém era grande mas decidi-me sempre por manter o ritmo. Afinal a intenção inicial era mesmo essa: manter o ritmo de início ao fim da prova e acabar menos esgotado que o habitual.
Ao fim dos 11 primeiros Kms a sensação era de vitória. Mantinha o minuto de avanço e não me sentia cansado.
Claro que o pior estava para vir. Vento forte de frente e o esforço acumulado. Umas vezes fui-me abrigando do vento atrás de corredores mais corpulentos, outras vezes decidi que tinha de andar mais rápido e aproveitar as descidas mas, globalmente, fui mantendo o tempo de passagem às marcas dos quilómetros.
Por fim, sucesso total, terminei com o minuto de avanço que tinha conseguido no início!
Tempo de cronómetro 1:39:00. O oficial tem mais 27 segundos que foi exactamento o atraso na partida.

Fico especialmente contente por ter conseguido chegar ao fim bastante melhor do que o costume apesar do vento. Claro que hoje estou mais cansado do que o que deveria... Só vou voltar a treinar amanhã.

Entusiasmado que estou com o resultado, lanço aqui já os próximos desafios:
- 10km de Avintes a 8 de Março pelas 10:00. Este ano já perdi o jesuíta de Santo Tirso agora não quero perder a broa de Avintes! Objectivo 45:00 (só para treino)
- 10Km Corrida do dia do Pai 15 de Março 10:30. A corrida do Pai em 2008 foi a minha primeira competição, não quero perder. Objectivo 41:00.
- Meia maratona de Vigo-Baiona 29 de Março. Objectivo a definir mas queria aproximar-me da 1:36:00

Contem as vossas aventuras! Vi que o Vasco continua em grande forma apesar do ombro! Não soube nada do Jaime e Olívia! (?)
Abraço,
Paulo Neves

Sem comentários: